Por se tratar de um atendimento individualizado, realizado por fisioterapeuta, o Pilates já é um método diferenciado e, especificamente no trabalho de Pilates com Gestantes, focamos nas particularidades de cada trimestre da gestação, respeitando cada fase e as necessidades de cada mulher. Aqui na Clínica Iluminar, trabalhamos todos os princípios do método: a fluidez, a concentração, a respiração e a postura e acrescentamos ainda o trabalho de fortalecimento do assoalho pélvico, fundamental para preparar o corpo para as inúmeras mudanças pelas quais passará em um curto período de tempo.

Quando falamos dos incômodos que podem ocorrer na gestação, muitas pessoas lembram da dor lombar, a famosa lombalgia, mas o fato é que com o aumento do peso, o corpo pode sofrer várias alterações que vão muito além da dor lombar. São 40 semanas gestando uma nova vida, com muitas alterações, por isso quanto antes a mulher for preparando o corpo, menos desconfortos e mais tranquilidade terá para aproveitar cada momento dessa fase tão especial que é o gestar.

Mas o Pilates é só para quem busca parto normal?

A prática do Pilates é importante não apenas para quem planeja um parto normal já que os estudos mais recentes mostram que problemas frequentes como a incontinência urinária e o enfraquecimento do assoalho pélvico, por exemplo, são causados pela gestação e não pela via de parto em si. Além disso, Gestantes que praticam Pilates não sofrem de inchaço e, caso sintam, trabalhamos com exercícios que conseguem agilizar esse retorno venoso.

Mas, para quem busca um parto normal, durante a prática trabalhamos com posições não ginecológicas que a mulher pode vir a utilizar no trabalho de parto tais como cócoras, de pé, quatro apoios (…). Durante as aulas de Pilates para Gestantes trabalhamos parâmetros e força para que ela adquira mais resistência e esteja fortalecida quando o trabalho de parto tiver início. Desta forma, durante o parto a mulher poderá focar no seu processo e não na perna que está doendo ou na posição que está difícil de sustentar.

Também disponibilizamos aqui no estúdio de Pilates de alguns recursos que são utilizados no atendimento humanizado ao parto, tais como a baqueta de parto e a Bola de Pilates. A banqueta é um acessório que pode ser usado no parto normal, se for desejo da mulher, e auxilia no parto de cócoras (uma das posições que mais facilitam a descida do bebê), então com a gestação mais avançada apresentamos a banqueta para as alunas e caso seja de sua vontade, realizamos alguns exercícios para ir criando familiaridade com o acessório.

Lembrando que esses recursos são apenas algumas ferramentas oferecidas no nosso trabalho de Pilates cm Gestantes, ficando a critério de cada aluna a utilização ou não dos acessórios, afinal, o respeito às escolhas de cada uma de nossas alunas é um dos parâmetros que permeiam o nosso trabalho, sempre. E então? Vamos Pilatear? Agende uma aula experimental e venha conhecer o nosso método.

Clique aqui para enviar um Whatsapp

Um abraço,

Aline Ambrósio é Fisioterapeuta especializada em Pilates Clínico, Especialista em Ortopedia Desportiva e Pós graduanda em Saúde da mulher e do homem.